segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Imperatriz: Estudantes de Pedagogia realizam ato público

As propostas discutidas durante o VIII Encontro Norte e Nordeste de Estudantes de Pedagogia-ENNOEPe, realizado na UFMA Imperatriz, foram apresentadas à sociedade no último dia 3 de fevereiro, durante o ato público realizado pelos acadêmicos dos diversos estados presentes no evento. “Educação não é mercadoria, Norte e Nordeste na luta todo dia” foi o grito de protesto dos estudantes para chamar a atenção do tema discutido no encontro, “Pedagogia e Diversidade: rumos para a transformação de uma escola que exclui”.

A manifestação ganhou as ruas da cidade em direção à Praça de Fátima, no Centro. Os Grupos de Articulação para Mobilização Estudantil, GAME, protestaram contra as diferenças e a favor da diversidade, levando ao público os principais eixos discutidos no encontro: Formação de Professores; Educação Especial, Currículo, Políticas Públicas, Educação Infantil e Movimento Estudantil. Os estudantes usaram mordaças para mostrar que podem ser silenciados, mas não calarão na luta pela igualdade nas escolas. Gritaram palavras de ordem e finalizaram o ato público com um grande apitaço na praça central. Acadêmicos da Paraíba, Bahia, Tocantins, Pernambuco, Pará e Amapá participaram da manifestação.

A estudante do 7º período de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia, Dayane de Brito, afirma que o ato público foi uma forma de mostrar à sociedade os diferentes olhares sobre a realidade nas escolas das regiões Norte e Nordeste do país. “Cada um está contribuindo no conhecimento do outro nesse encontro. A manifestação é uma forma de levar as propostas ao público, cada uma com um olhar diferenciado para discutir sobre a diversidade nas escolas”, conclui.

Para a estudante da UFMA São Luís e representante do Centro Acadêmico de Pedagogia, Anne Catarine, o ato público foi a possibilidade de mostrar que os estudantes podem contribuir na formação da sociedade. “O curso de Pedagogia, por meio da educação, pode mudar a história e a realidade, dando mais qualidade para o nosso país. É uma satisfação para mim como estudante da UFMA estar presente em um evento com essa dimensão discutindo a diversidade”, afirma.

Na última sexta-feira também foram realizadas palestras com o professor Dr. José Bolívar Burbano Predes e o Prof. Msc. Francisco de Assis Carvalho de Almada sobre “Currículo e formação de professores: a quem estamos servindo?”. À tarde, aconteceram os mini-cursos. O encontro terminou no sábado, 06, com a plenária final do evento, prestação de contas, avaliação do encontro e escolha da sede do IX Encontro Norte e Nordeste de Estudantes de Pedagogia, que ocorrerá em 2011 em Valença, na Bahia.
(Da Ascom / UFMA)

Nenhum comentário: